Auxiliamos em seu processo de Branding, mas…. O que é Branding? Primeiramente temos que entender o que é uma marca, para depois entender melhor o que é Branding. Faremos um breve resumo para explicar.
O que é Marca?
A marca é o conjunto de características tangíveis e não tangíveis materializados em logo, grafismos, mascote, música, entre outras manifestações. Se gerenciadas adequadamente, trazem valor a marca devido à influência causada na decisão de compra. A marca de uma empresa tem que sintetizar todos os valores e soluções para possíveis necessidades dos seus consumidores.
Branding…? O que é Branding?
Branding é o agrupamento de soluções que uma marca necessita para sobreviver no mercado. Ele abrange desde a criação de uma nova marca, na administração da mesma e no reposicionamento de marcas existentes que passam por dificuldades. O Branding se divide nas seguintes etapas: Detalhamento do Público-Alvo, Posicionamento da Marca, Construção Multissensorial. (veja também: Branding: 35 dicas para criar uma marca multissensorial)
Detalhamento do Público-Alvo
Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa. É o momento de descobrir quem é o público-alvo da empresa, segmentar ao máximo e pontuar com detalhes as características deste grupo. Pois só com estas informações será possível desenvolver um trabalho de Branding de forma precisa.
Posicionamento da Marca
Com o público-alvo bem definido e segmentado, é hora de descobrir qual será a melhor identidade de marca para atingí-los. Deve-se analisar este público para definir quais são as expectativas que eles têm sobre o produto ou serviço da empresa. Assim conseguiremos pontuar a personalidade que a marca deverá ter, como se fosse uma pessoa. A marca tem que ter uma imagem “materna”? Ou ela deverá parecer um “garoto extrovertido”? São estas características subjetivas que farão os consumidores se identificarem com o produto ou o serviço oferecido pela empresa.
Construção Multissensorial
Já foi definido quem será o público-alvo e qual a imagem que a marca deve ter? Agora é o momento de construir a marca , ou retificá-la caso ela já exista. Deve-se nesse estágio, explorar TODOS os pontos de contato com o consumidor, ser multissensorial, abordando todos os 5 sentidos. Não basta apenas criar o logo, mas também pensar no aroma, na textura, som e, dependendo do caso, no paladar também! Pois só assim a empresa conseguirá atingir de forma eficiente a mente do publico-alvo definido anteriormente. Estamos acostumados a ver muitos anúncios e logotipos todos os dias, e isso já saturou a vida de todos. O resultado é a queda na eficiência apenas visual da marca. Marcas que exploram mais sentidos têm muito mais chances de serem memorizadas e absorvidas pela mente do consumidor.
Artigo escrito por Bruno de Avila